CONHECENDO AZAMBUJA

CONHECENDO AZAMBUJA

Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AESA- Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja

AESA, Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja, tem como objetivos cultivar a amizade, o reencontro, em reuniões periódicas, reencontros que são momentos preciosos de reavivamento dos ideais que embalaram e das emoções e experiências que marcaram os anos de estudo e convivência; propiciar o intercâmbio, não só afetivo, mas efetivo, de apoio, até financeiro, à própria Instituição, à qual um ex-aluno sente que é eternamente devedor. (Pe. Ney Brasil Pereira, ex-aluno 1942-47 ex-professor 1957-1970).

Notas para a história da AESA

Pe. Ney Brasil Pereira, ex-aluno 1942-47 ex-professor 1957-1970
Muitas instituições educativas – colégios, universidades – têm associações de ex-alunos. E o motivo é óbvio. Um colégio, uma universidade, também um seminário, deixa marcas indeléveis nos que aí passaram anos fundamentais de suas vidas. Por isso, a manutenção afetiva dos vínculos com a Instituição e com os colegas se justifica, por vários motivos:
1) o de cultivar a amizade, o reencontro, em reuniões periódicas, reencontros que são momentos preciosos de reavivamento dos ideais que embalaram e das emoções e experiências que marcaram os anos de estudo e convivência;
2) o de propiciar o intercâmbio, não só afetivo, mas efetivo, de apoio, até financeiro, à própria Instituição, à qual um ex-aluno sente que é eternamente devedor.
Esses, e outros motivos que se poderiam elencar, foram as justificativas que nos impeliram, a mim e a outros ex-alunos de Azambuja, a criar a nossa AESA, a Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja. Os passos iniciais da nossa entidade não estão registrados em Ata, a não ser que o estejam no Livro de Tombo do Seminário. O fato é que o livro da Atas da Associação, rubricado pelo primeiro Presidente, Sr. Marcos Vandresen, tem o Termo de Abertura redigido pelo então Reitor do Seminário, Pe. Vito Schlickmann, em data de 11 de julho de 1975. E a primeira Ata da primeira Diretoria, redigida pelo Diácono Eduardo Mário Tavares, já falecido, tem a mesma data. Antes, porém, dessa primeira reunião cujo registro possuímos, ocorreram conversas, propostas, vindas do grupo de Florianópolis, até Azambuja, e ocorreu também a realização de um primeiro Encontro dos ex-alunos, em 1974. No II Encontro, em 1975, criou-se efetivamente a Associação, com a sigla AESA. Seguiram-se várias reuniões, por exemplo em outubro de 1975 e, em 1977, em fevereiro, março e abril, preparando o grande Encontro comemorativo do Cinqüentenário, o Jubileu de Ouro do Seminário, celebrado solenemente no dia 21 de abril desse mesmo ano de 1977, data exata dos 50 anos do real início do Seminário em Azambuja, após dois meses em Florianópolis.
A primeira Diretoria teve como Presidente o Sr. Marcos Vandresen, Vice-Presidente o Diácono Eduardo Mário Tavares, Secretário o Sr. Camilo Vargas, Tesoureiro o Sr. Artur Maurici, Conselho Fiscal integrado pelos Srs. Pe. Alvino Milani, Pedro Anacleto Knihs e Profº Alexandre Merico, sendo suplente Militino Angioletti e Diretor Executivo o Reitor do Seminário, Pe. Vito Schlickmann. Na primeira reunião, em 11/7/75, elaborou-se uma ficha de Inscrição a ser enviada a todos os ex-alunos de endereço conhecido, com o convite a se filiarem à Associação. A correspondência seria enviada a partir do elenco do Livro de matrícula do Seminário.
A segunda reunião, em 17/10 do mesmo ano de 1975, voltou a tratar da ficha de Inscrição, sugerindo a qualificação dos sócios em efetivos e contribuintes. A seguir, examinou-se a proposta de um Estatuto da AESA, a ser discutido por outros ex-alunos, para ser aprovado na reunião seguinte. Foi discutida também a proposta de uma Circular, a ser remetida a todos os ex-alunos e ex-professores.
A terceira reunião, em 5/2/77, contou, além da Diretoria, com a presença dos integrantes da Comissão Organizadora dos festejos dos Cinqüenta Anos do Seminário: Pe. Ney Brasil Pereira, Pe. José Artulino Besen e Pe. Albano José Koehler. Nessa reunião, o Diretor Executivo, Pe. Vito Schlickmann, prestou contas dos encargos assumidos: foram expedidas 150 fichas de Inscrição a ex-alunos cujo endereço foi possível levantar, ocorrendo o retorno de apenas 33, dos quais 12 como sócios efetivos e 21 como contribuintes. Foram discutidos os três pontos básicos do Encontro comemorativo: a Celebração Eucarística, no Santuário; o Almoço de confraternização; e a Sessão Festiva, no Salão de Atos do Seminário, seguindo-se imediatamente a Assembléia Geral da Associação, para aprovação dos Estatutos e eleição da nova Diretoria. Pe. José Besen informou que estava redigindo um livro sobre os 100 anos da história de Azambuja, desde a chegada dos primeiros colonos italianos em 1877, livro que deveria ser lançado no dia do Jubileu, 21/4.
Seguiram-se mais três reuniões, exatamente a 18/2, 7/3 e 2/4, tratando das providências a tomar e dos preparativos finais para a grande festa do Jubileu de Ouro do Seminário. Além dos pontos já lembrados, decidiu-se inaugurar, no Salão Nobre do Seminário, uma galeria com os retratos dos ex-Reitores e também dos ex-Administradores de Azambuja, a começar pelo Pe. Gabriel Lux. Decidiu-se também inaugurar o Arquivo de Azambuja, dando-lhe o nome do primeiro Reitor do Seminário, Dom Jaime de Barros Câmara. Acertaram-se ainda os nomes do pregador na Missa Jubilar e das orações novos vários momentos dos festejos. Decidiu-se também a confecção de uma placa comemorativa, com os dizeres: No transcurso do áureo Jubileu do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes em Azambuja, oferece e dedica a Associação dos Ex-Alunos. 1927 – 21 de abril – 1977.
O Encontro comemorativo do Jubileu foi o III da Associação, e ocorreu na data mencionada, deixando lembranças entusiasmadas na memória de todos. Alguns meses depois, foram publicados os Estatutos no Diário Oficial do Estado, em data de 8/7/77.
Decorridos dois anos no dia 6/3/79, ocorreu a sétima reunião da Diretoria, para programar o IV Encontro, previsto para 21/4, sábado, mas agendado para o feriado de 1º de maio. Da reunião participou também a Comissão organizadora do encontro. Entre as comemorações a serem feitas, ressaltou-se a homenagem ao mais ilustre ex-aluno, Dom Afonso Niehues, Arcebispo Metropolitano, por motivo da passagem do vigésimo aniversário de sua ordenação episcopal. Como último ato do Encontro, agendou-se a inauguração da “Sala Dom Joaquim”, no Museu Arquidiocesano.
Nova reunião da Diretoria, ainda preparando o IV Encontro, foi realizada no dia 2/4. Na ocasião comunicou-se que a AESA foi registrada como personalidade jurídica na Comarca de Brusque, à folha 186, número 45, do livro A-1. Decidiu-se prestar homenagem póstuma ao ex-vice-Presidente, Diácono Eduardo Mário Tavares, recentemente falecido em acidente rodoviário. Propôs-se também a chapa para a nova Diretoria: Presidente Dr. João Paulo Rodrigues; vice-Presidente, Profº Inácio Ricken; Tesoureiro, Artur Maurici; Secretário, Francisco Rohling; Conselho Fiscal, Valério Boos, Militino Angioletti e Pe. José Besen; Suplentes, Pe. Nildo Dubiella, Geraldo Baron e José Zucco, Acertaram-se os dizeres da placa comemorativa dos 20 anos de episcopado de Dom Afonso: A Dom Afonso Niehues, Arcebispo Metropolitanos, no vigésimo aniversário de sua Ordenação Episcopal, realizada neste Santuário, a homenagem de carinho e gratidão da Associação dos Ex-Alunos do Seminário de Azambuja.
Da sessão Solene e Assembléia Geral, no IV Encontro, dia 1º de maio de 1979, temos a Ata, redigida pelo Secretário Márcio da Silva, registrando, entre outras coisas, a aclamação da chapa única apresentada para a nova Diretoria, conforme o elenco apresentado acima. Na mesma oportunidade, o Presidente cessante, Sr. Marcos Vandresen, apresentou o relatório do biênio 1977-79.
Quatro anos depois, a 8/4/83, realizou-se a nona reunião da Diretoria, com o objetivo de preparar o V Encontro, agendado para 21/4 do mesmo ano. Entre outros assuntos, o vice-Presidente, Profº Inácio Ricken, dispôs-se a elaborar um Regimento, para complementar os Estatutos da Associação. Propuseram-se também os nomes para a chapa da nova Diretoria: Presidente, Dr. Arno Schmidt; vice-Presidente, Sr. Egídio Lückmann; Tesoureiro, Diácono Artur Maurici; Secretário, Salésio Buss; Conselho Fiscal, Osvaldo Della Giustina, Pe. José Besen, Valério Boos; Suplentes, Profº Alexandre Merico, Vilmar Moreton, Pe. Ney Brasil Pereira.
Na Assembléia Geral do V Encontro, realizado na data prevista, 21/4/83, foi eleita a nova Diretoria, para o biênio 1983/85, e foi discutido e aprovado o Regimento da Associação. Entre as propostas apresentadas, ressaltou-se a de promover mini-encontros regionais dos ex-alunos.
No dia 1º de maio de 1985 realizou-se o VI Encontro e Assembléia Geral da Associação, no ano em que se comemorava o centenário da primeira ermida de Nossa Senhora de Caravaggio, logo “naturalizada” como Nossa Senhora de Azambuja, título tornado oficial no Decreto de elevação da Capela ao status de Santuário episcopal, por ato de Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1905. Nesse VI Encontro foi eleita e empossada a nova Diretoria da AESA para o biênio 1985/87, tendo como Presidente o Sr. Egídio Lückmann; vice-Presidente o Sr. José João Vitório; Tesoureiro, o Diáocono Artur Maurici; Secretário, Salésio Buss; Conselho Fiscal, Sr. Leonardo Nunes, Sr. Leonardo Nunes, Sr. João Luís Garcia, Pe. Ney Brasil Pereira; Suplentes, Pe. Sérgio Maikot e Sr. Lauro Gesser.
O VII Encontro da AESA ocorreu no dia 9/10/89, quatro anos após o Encontro anterior. Nesse Encontro, o Diretor Executivo, Pe. João Francisco Salm, apresentou a idéia de criar a Sociedade Cultural Azambuja, ligada ao Seminário e ao Museu, entidade que seria idônea para receber doações e fundos provenientes da Lei Sarney e que, entre outros objetivos, restauraria e financiaria o estudo da música no Seminário, segundo a bela tradição de épocas anteriores. Na oportunidade elegeu-se a nova Diretoria da Associação, tornando-se Presidente o Sr. José João Vitório; vice-Presidente, o Sr. Carlos Roberto Machado; Tesoureiro, o Sr. Gilmar Mafra; Secretário, Carlos Rogério Groh; Conselho Fiscal: Sr. Antônio Melchioretto, Sr. Carlos César de Paula e Sr. João Luís Garcia; Suplentes, Sr. Vilmar Moreton; Pe. Vitor Feller e Sr. Ademir Gelatti. Escolheram-se também os representantes regionais da AESA: Sr. Cleto Tamanini, em Curitiba; Sr. Ademir Gelatti, em Brusque; Sr. Carlos César de Paula, em Itajaí; Sr. Inácio Mafra, em Blumenau.
O VIII Encontro realizou-se no dia 12/10/94, cinco anos após o Encontro anterior. Era o ano do centenário do nascimento de Dom Jaime de Barros Câmara, primeiro Reitor do Seminário, falecido em 1971 como Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. Em sua homenagem foi decerrada uma Placa comemorativa, na Portaria do Seminário, e sua figura histórica foi apresentada pelo Pe. José Artulino Besen. Estavam presentes ao Encontro vários ex-alunos da época de Dom Jaime, isto é, dos primeiros nove anos de existência do Seminário, de 1927 a 1935. Os cantos da Concelebração Eucarística, presidida pelo ex-aluno Dom Gregório Warmeling, Bispo de Joinville, estiveram a cargo do Coral de adultos da Sociedade Cultural Azambuja, criada efetivamente após o encontro de 1989. A Ata do Encontro foi redigida por Fabrício Rubik.
O IX Encontro realizou-se no dia 21/4/97, dia do 70º aniversário do Seminário. A concelebração eucarística foi presidida pelo ex-aluno e ex-Reitor Dom Vito Schlickann, Bispo-Auxiliar de Florianópolis, e abrilhantada pelo Coral Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, regido pelo ex-aluno Pe. Antônio Herdt. Na Sessão Solene e Assembléia Geral, fez-se a memória dos ex-alunos recentemente falecidos: Dom Afonso Niehues e Dom Gregório Warmeling. e o Sr. Egídio Lückmann, ex-Presidente da AESA. Feita a votação para a Diretoria, foi eleita a Diretoria anterior, com exceção do Secretário, que passou a ser o Sr. Sérgio Luís Ferreira, em lugar de Carlos Rogéiro Groh. No programa deste IX Encontro constou também a reinauguração do Museu Arquidiocesano, após reformas do Prédio, empreendidas pela Sociedade Cultural Azambuja, através do Reitor, Pe. Francisco Rohling, também Diretor do Museu e Diretor Executivo da AESA. Na Ata foi registrado número dos participantes do Encontro, além dos 65 seminaristas daquele ano: compareceram e assinaram no livro de presença 127 ex-alunos, dos quais 36 padres e 91 leigos, alguns com suas esposas e filhos. O Secretário, Pe. Carlos Rogério Groh, registrou também o número total de inscritos no livro de matrícula do Seminário: 2033 alunos...

Documentos:

http://www.azambuja.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=1115&cod_002=7

Nenhum comentário: