CONHECENDO AZAMBUJA

CONHECENDO AZAMBUJA

Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara- Reitor de Azambuja


Dom Jaime de Barros Câmara (São José3 de julho de 1894 — Aparecida18 de fevereiro de 1971) foi um cardeal brasileiro de ascendência açoriana e madeirense.
Era filho legítimo do segundo matrimônio do Escrivão de Órfãos Joaquim Xavier de Oliveira Câmara, nascido em 1856 em São José (SC), com Anna de Carvalho Barros, nascida em 1864 em Salvador (BA). Era descendente direto por linha paterna de João Gonçalves Zarco, desbravador da Ilha da Madeira.
Fez seus estudos eclesiásticos no Seminário de São LeopoldoRio Grande do Sul.
Foi ordenado sacerdote no dia 1º de janeiro de 1920, em Florianópolis, pelas mãos de Dom Joaquim Domingues de Oliveira. Atuou na Arquidiocese de FlorianópolisSanta Catarina no período de 1920 a 1930. Foi reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes Azambuja-Brusque e do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio de Azambuja de 1927 a 1936 . No dia 18 de abril de 1935 foi nomeado camareiro secreto de Sua Santidade, pelo Papa Pio XI, passando a usar o título de Monsenhor.
No dia 19 de dezembro de 1935 Monsenhor Jaime de Barros Câmara foi nomeado pelo Papa Pio XI 1º bispo da Diocese de MossoróRio Grande do Norte, criada no dia 28 de julho de 1934.
Sua ordenação episcopal foi em Florianópolis, no dia 2 de fevereiro de 1936, pelas mãos de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Dom Pio de Freitas SilveiraCM, Dom Daniel Henrique HostinOFM.
No dia 15 de setembro de 1941, o Papa Pio XII nomeia Dom Jaime Arcebispo de Belém do Pará. A posse do novo arcebispo aconteceu no dia 1 de janeiro de 1942.
Durante seu governo na Arquidiocese de Belém do Pará promoveu a reforma dos estudos do Seminário, adquiriu o Colégio Progresso Paraense (atual colégio Santa Maria de Belém), a sede do Círculo Operário e o Seminário Ferial (atual Centro de Treinamento Tabor, em Icoaraci).
Dom Jaime foi designado pelo Papa Pio XII para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 3 de julho de 1943, tomou posse no dia 15 de setembro deste mesmo ano. Deu grande apoio ao estabelecimento de igrejas orientais no Brasil, por exemplo, ao erigir paróquia a Igreja de São Basílio,greco-católica melquita, que ele mesmo definiu como "jóia rara".
No Consistório do dia 18 de fevereiro de 1946, presidido pelo Papa Pio XII, Dom Jaime de Barros Câmara foi criado cardeal com o título dos Santos Bonifácio e Aleixo, do qual tomou posse solenemente no dia 22 de fevereiro do mesmo ano. Neste consistório foi também criado cardeal o brasileiro Carlos Carmelo Cardeal de Vasconcelos Motta.
Foi o legado papal no Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Porto AlegreRio Grande do Sul, em outubro de 1948; no Congresso Interamericano da Confederação da Educação Católica, no Rio de Janeiro em 1951; no Congresso Eucarístico Nacional, em CuritibaParaná, em março de 1960.
Dom Jaime foi nomeado ordinário militar no dia 6 de novembro de 1950, permanecendo na função até 9 de novembro de 1963.
O cardeal Barros Câmara foi designado ordinário para os fiéis de rito oriental no dia 14 de novembro de 1951.
Participou da Primeira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada no Rio de Janeiro, em 1955. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período de 1958 a 1963.
Em 1958 consagrou a igreja São Paulo Apóstolo de Blumenau, hoje Catedral.
Participou do conclave de 1958 que elegeu o Papa João XXIII e do conclave de 1963 que elegeu o Papa Paulo VI.
Participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II.
Dom Jaime de Barros Câmara foi o primeiro bispo de Mossoró, teve como sucessor Dom João Batista Portocarrero Costa.
Dom Jaime foi o quinto Arcebispo de Belém do Pará, sucedeu a Dom Antônio de Almeida LustosaSDB, e teve como sucessor Dom Mário de Miranda Vilas-Boas.
Sua Eminência foi o quatro Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, sucedeu a Dom Sebastião Leme Cardeal da Silveira Cintra e foi sucedido por Dom Eugênio Cardeal de Araújo Sales.
Faleceu em AparecidaSão Paulo, dia 18 de fevereiro de 1971, aos 76 anos de idade. Foi sepultado na nova Catedral do Rio de Janeiro.

Outra biografia:
DOM JAIME DE BARROS CÂMARA
O período do padre Jaime foi o que formou o Seminário. Seu modo de ser e agir influenciariam toda a história do Seminário. Era verdadeiramente pai, estando sempre junto aos Seminaristas. Das quatro da manhã à meia noite. Incansável.
Tão frutuoso seu trabalho que em fins de 1935 foi eleito nispo de recém criada diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foi ordenado bispo na Catedral de Florianópolis em 2 de fevereiro de 1936. E seu incansável trabalho e zelo pastoral só se fizeram aumentar.
Em 1943 foi eleito arcebispo de Belém do Pará.
No ano seguinte eleito arcebispo do Rio de Janeiro, sucessor do Cardeal Leme-grande responsabildade. Em 1946 foi criado cardeal pelo Papa Pio XII e lá se foi o cardeal visitar Azambuja. E faria mais uma visita à Azambuja em 1964 para visitar o novo Seminário e Dom Joaquim, em seu áureo jubileu episcopal.
Dom Jaime teve intenso trabalho no Rio de Janeiro, sendo conhecido como Cardeal das Favelas, por visitá-las constantemente. Muito trabalhou pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Muitas vezes falou em nome da CNBB. Fez jus ao seu lema episcopal: Vim trazer fogo à Terra (Ignem veni mittere), fala de Jesus no Apocalipse.
Não só o fogo de pregar A Palavra de Deus sempre. como o de não parar nunca.
Dom Jaime era muito amigo de Dom Joaquim, e com ele trocou intensa correspondência. E queria sempre saber como andava a Azambuja amada, que nunca esqueceu.
E entregou sua alma a Deus em fevereiro de 1971, na comemoração deu seu jubileu de prata cardinalício.



Brusque

















Arcebispo do Rio De Janeiro
























































Hino do Reitor, da Opereta Azambuja-Vale de Graças de Ricardo Becker Maçaneiro








Nenhum comentário: