CONHECENDO AZAMBUJA

CONHECENDO AZAMBUJA

Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Jovens e peregrinos acolhem Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude no Santuário


A emoção tomou conta dos devotos de Santa Paulina neste domingo, 13 de janeiro. A Cruz Peregrina e os Ícones de Nossa Senhora e da Beata Albertina Berkenbrock foram recebidos pela Diretoria do Santuário Santa Paulina aos pés da escadaria principal. Em seguida, os símbolos foram carregados por jovens da Comarca de Tijucas, que anteriormente percorreram todo o Vale, até chegar ao Santuário na manhã deste domingo. O peso dos símbolos sagrados da Jornada Mundial da Juventude não foi empecilho. Animados, os jovens entoavam a canção “Nova Geração”, de Pe. Zezinho: “No peito eu levo uma cruz. No meu coração o que disse Jesus.”
Após o acolhimento, na Praça em frente ao Santuário, os símbolos seguiram para a tradicional missa das 10 horas, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Centenas de turistas e peregrinos acompanharam este momento de fé e amor da juventude pelos símbolos enviados de Roma pelo Beato João Paulo II ao mundo. Além dos municípios do Vale do Rio Tijucas e do Santuário Santa Paulina, a Cruz Peregrina e os Ícones de Nossa Senhora e de Albertina Berkenbrock já percorreram as Dioceses de Lages, Criciúma e Tubarão. Depois de Florianópolis, estes seguem para Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Caçador, Joaçaba e Chapecó.
Padre Antônio Ramos do Prado, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, e que está diretamente envolvido com a Jornada Mundial da Juventude, marcada para julho, no Rio de Janeiro (RJ), não escondeu a emoção de conhecer o Santuário Santa Paulina. “Trazer os símbolos da Jornada para este lugar que transmite paz e alegria é uma satisfação. Estou, sinceramente, deslumbrado com as belezas deste Santuário”, disse durante a celebração.
Dom Wilson fez questão de agradecer a juventude e todas as pessoas envolvidas nos “bastidores”, que viabilizaram a vinda da Cruz Peregrina e dos Ícones – solicitados já no início de 2012 pelo Santuário. “Os colaboradores da Arquidiocese, a nossa juventude, o motorista do caminhão que está transportando os símbolos por todo o Estado de Santa Catarina. A todos, nosso agradecimento”, afirmou o Arcebispo de Florianópolis, antes de fazer a cerimônia de envio à Arquidiocese de Joinville, presente na celebração. Um jovem representante do Santuário, Modesto Dalla Brida convidou os jovens da Comarca de Tijucas e o Grupo de Joinville para o envio da Cruz e dos Ícones.

Cruz símbolo é inaugurada no Santuário Santa Paulina
Após a celebração das 10 horas, a juventude carregou animada os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Na companhia das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, do povo e dos sacerdotes, seguiram rumo à Praça da Glorificação, em frente à Casa das Graças, no Santuário Santa Paulina. Naquele espaço, foi instalada uma réplica da Cruz Peregrina, marcando a passagem do símbolo no Santuário.
“Esta Cruz quer evangelizar a juventude, fortificar a fé e dar esperança. Assim como a Cruz Peregrina, que acolheu os jovens no Ano Santo, em Roma, esta Cruz inaugurada hoje no Santuário se torna um marco, e é neste local que os jovens poderão realizar eventos, lembrando sempre da passagem da Cruz da Juventude”, enalteceu a Diretora Geral do Santuário, Irmã Maria Adelina da Cunha.
Posteriormente, os jovens e todos os devotos caminharam para o pátio, ao lado da Capela Nossa Senhora de Lourdes, onde ocorreu o show com a Banda Abraço Forte, de São João Batista (SC), vencedora do Festival Arquidiocesano de Música. A Cruz Peregrina e os Ícones seguiram rumo à Joinville.


SOBRE OS SÍMBOLOS DA JORNADA

A Cruz
A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens. Esta cruz em madeira tem 3,8 metros e foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II doou essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Santuário Santa Paulina
































Nenhum comentário: