CONHECENDO AZAMBUJA

CONHECENDO AZAMBUJA

Total de visualizações de página

domingo, 8 de março de 2009

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA DE AZAMBUJA









































































































































Antigo Santuário contará com três comunidades já constituídas e outras duas que serão criadas em breve.


Celebração presidida pelo nosso Arcebispo Dom Murilo Krieger, com a presença maciça de padres, diácono e fiéis da comunidade, marcou a elevação do Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, à condição de Paróquia. A celebração foi realizada no dia 07 de março, às 19h.
No início da celebração, Dom Murilo falou que se trata de um momento histórico não só para a comunidade, mas também para toda a Arquidiocese. Ele lembrou que para ele pessoalmente é também um momento especial. “Foi aqui que fui batizado em 17 de outubro de 1943”, disse.
Em seguida, foi feita a leitura do decreto de criação da Paróquia, informando os limites territoriais. Na sequência, foi a provisão do pároco e dos vigários paroquiais.Clique aqui para ver a galeria de fotos da celebração...Limites territoriais
Sua área foi desmembrada das paróquias Santa Teresinha, São Luiz Gonzaga e São Judas Tadeu. Além do Santuário-Matriz, a paróquia conta com a capela do Cemitério Municipal Parque da Saudade, que pertencia à Paróquia São Luiz Gonzaga, e a igreja São Sebastião, do bairro Cedrinho, que pertencia à Paróquia Santa Catarina, de Dom Joaquim, mas já era atendida pelo Santuário há dois anos.
Em breve, duas outras comunidades devem ser criadas. Uma já está nascendo, na rua Nova Trento. O terreno já foi comprado, mas ainda não há igreja, e as celebrações acontecem na Gruta Santa Luzia. “Agora as celebrações serão mensais”, disse Pe. Pedro.
Outra comunidade que deve ser criada fica no bairro Paquetá. O trabalho ainda está no início. As celebrações acontecem nas casas, através dos Grupos Bíblicos em Família. Para breve pretende-se realizar campanhas para arrecadar fundos e adquirir um terreno.
A paróquia já conta com um bom número de Grupos Bíblicos em Família. Catequese e Dízimo já foram implantados para criar o espírito de paróquia. O trabalho social também já existe, mas ainda precisa constituir a Ação Social, com estatuto e diretoria.
“Com a criação da paróquia, haverá uma melhor definição dos limites e melhor atendimento às famílias”, disse Pe. Pedro, o novo pároco, que acumulará as funções de reitor do Santuário e do Seminário, e Diretor do Museu. Ele contará com o auxílio do Pe. Gercino Atílio Piazza, formador do Seminário, e do Pe. Alvino Milani, reitor do Propedêutico, e do Pe. Nélio Roberto Schwanke, Diretor do Hospital Arquidiocesano e administrador da Fazenda Brilhante.

Homilia de Dom Murilo na cerimônia de criação da Paróquia de Azambuja – Brusque



Homilia de Dom Murilo na cerimônia de criação da Paróquia de Azambuja – Brusque

Dom Murilo S.R. Krieger, scj – Arcebispo de Florianópolis07.03.09 – Criação da Paróquia de Azambuja – BrusqueLeituras do 2° Domingo da Quaresma – Ano B



1. Estamos aqui nesta noite porque somos herdeiros da bênção que o Senhor deu a Abraão – bênção que ele obteve por sua fidelidade radical, por sua obediência. Somos parte da imensa descendência deste nosso pai na fé; somos membros de uma nação que nele foi abençoada. Com ele aprendemos que nosso Deus é o Deus da vida. Pode nos colocar em situações de prova, mas é para que saiamos delas engrandecidos.
2. O apóstolo Paulo nos lembra que por mais que seja admirável o gesto de Abraão, Deus mesmo foi muito além: "não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por nós". Se o Pai nos dá Seu Filho, como não nos daria tudo o mais junto com Ele?
3. No Evangelho aprendemos que, ao nos dar Seu Filho, o Pai nos dá a expressão mais clara e forte de Sua vontade: Escutai o que ele diz!
4. Procuramos escutar a palavra de Jesus Cristo e vivemos em comunidade. Essa comunidade de Azambuja tem uma longa e bela história. Uma história que teve seu momento especial em 1905, quando, a primeiro de setembro, Dom Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de Curitiba, a elevou à dignidade de Santuário Episcopal, desmembrando-a da jurisdição e obediência do vigário de Brusque. Pouco tempo depois começaram a ser realizados aqui os primeiros batizados, as primeiras crismas e os primeiros casamentos.
5. Portanto, se há uma Paróquia que nasceu aos poucos, cujo processo foi amadurecendo com o tempo, essa Paróquia é a que está sendo criada hoje. Com uma característica: leva, como título, o original nome de Paróquia Nossa Senhora de Azambuja. É a única paróquia do mundo com esse título, e certamente não terá outra com esse nome. Um nome que a Mãe de Jesus recebeu do povo desta cidade e região.
6. Daqui por diante, o que muda? A palavra "paróquia" vem do grego – paroikia -, isto é, um grupo de casas próximas. Esta Paróquia, cujo matriz é um santuário centenário, quer unir os corações que se sentem próximos de Azambuja, próximos de Nossa Senhora do Caravaggio, próximos do Santuário de Nossa Senhora de Azambuja.
7. Esta Paróquia-Santuário – ou melhor: Santuário (que é sempre um lugar concreto) que passa a ser, ao mesmo tempo, uma Igreja Matriz – está dentro de um complexo, o Complexo de Azambuja, formado pelo Hospital Arquidiocesano, pelo Seminário, pelo Museu e pelo Santuário, agora também Paróquia. Cada uma dessas unidades tem vida própria – isto é, tem seus objetivos, suas exigências e necessidades. Será importante buscar a independência de cada unidade em todos os campos, mas principalmente no econômico. Independentes, poderão ser mais unidas e, então, ajudar-se mutuamente.
8. O que muda, agora, com a criação desta Paróquia? Ela passará a acompanhar de perto as pessoas que aqui moram e que necessitam de cuidados paroquiais. Terá um CPP (Conselho Pastoral Paroquial), terá CPCs (Conselho Pastoral de Comunidade , para as Capelas); terá ligações com a Cúria Metropolitana, com as pastorais e movimentos da Arquidiocese; organizará seus espaços próprios, segundo suas necessidades. Como Santuário que é, continuará acolhendo os peregrinos.
9. Como meta principal a alcançar nesta nova Paróquia está a santidade. Esta Paróquia é criada para formar santos. Não é esse o programa pastoral que o Papa João Paulo II deixou para a Igreja no terceiro milênio? Em vista dessa altíssima meta, se procurará anunciar aqui o Evangelho a todos (missão profética), unir o povo de Deus em torno de Jesus Cristo (missão pastoral) e fazer do povo que aqui se reunir uma oferenda agradável ao Senhor (missão sacerdotal).
10. Maria, a Mãe de Jesus, aqui invocada com o simpático título de Nossa Senhora de Azambuja, interceda por todos os que viverem em torno deste Santuário-Paróquia. E que ela nos ensina a ser bons discípulos missionários de Jesus.



DO SITE:


da ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário: